Exercícios para os pés

March 31, 2011

Nossos pés são nossa zona de contato com o solo. Muitas vezes os deixamos de lado na hora dos exercícios, preocupando-se somente em exercitar pernas, tronco e braços, sem contar que muita gente nem sabe que é possível realizar exercícios específicos para os pés.

Nos pés, principalmente na região plantar, existem incontáveis receptores neurais que interagem com a superfície que estamos pisando, transmitindo ao Sistema Nervoso Central que tipo de comando que se deve dar ao corpo, se reequilibrar de um escorregão ou de um tropeço, o cuidado que se deve tomar ao andarmos sobre uma superfície lisa, os contatos com os degraus de uma escada, ou até mesmo quando se pode andar tranquilamente.

Segue abaixo algumas dicas de exercícios que estimulam esses receptores, tornando sua resposta mais rápida. Eles servem tanto para corrida como para caminhada:

– Antes da atividade – Equilibrar-se sobre a ponta dos pés (1 a 2 min.);  Logo em seguida, na mesma posição, flexionar os dedos como se fosse agarrar o chão (1 a 2 min.); Caminhar ou correr descalço na grama (5 min.).

– Depois da atividade: Flexionar os pés puxando os dedos para baixo (1 min.); Estender os pés puxando os dedos para cima (1 min.); Massagear cada pé (1 min.).

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