A importância de fortalecer o core

May 13, 2011

Cada vez mais se fala da importância de fortalecer o core. Manter forte esta parte do tronco, que engloba os músculos abdominais, lombares, do quadril e complexo pélvico, melhora o desempenho funcional nos esportes e nas atividades diárias, além de prevenir lesões.

Por estar localizado no centro do corpo humano, a região do core é responsável pela geração de força na realização dos movimentos. Um core bem fortalecido torna o corpo mais consciente e preparado para executar com eficiência as exigências mecânicas de qualquer tipo de atividade.

Exercícios de estabilização, rotação, e flexão e extensão de tronco: esta é a tríade de fortalecimento básico dos músculos do core.

Existem incontáveis variações de exercícios que fortalecem o core. Separei três exemplos de exercícios mais simples e práticos:

EstabilizaçãoCom perna e braço opostos estendidos, realize esse exercício de forma estática. Faça 3 séries contando 20 segundos para cada lado.

Flexão e extensão de troncoDeitado sobre a bola, realize flexão e extensão do tronco. Os pés escorados numa base de apoio firme melhora a qualidade da execução desse exercício. Faça 3 séries de 15 repetições.

Rotação de troncoCom o corpo estático nesta postura, segure um peso de leve a moderado, rodando o tronco de um lado para o outro. Faça 3 séries de 30 repetições.

Advertisements

One Response to “A importância de fortalecer o core”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: